[ editar artigo]

Planejamento Estratégico e Tributário como ferramenta de gestão

Estamos no último trimestre, tempo de pensar estrategicamente tanto para fechar o ano com bons resultados, como nos impactos que nossas decisões poderão causar para o próximo ano em nosso empreendimento.

Fonte de Imagem: Google

O planejamento estratégico e tributário da empresa deve ser pensado agora, principalmente porque algumas decisões estão vinculadas a ações e prazos que irão interferir diretamente nos resultados. Poder planejar pode significar aumentar os resultados, ter menor preço de venda, maior competividade, redução nos custos de impostos, melhorar o fluxo de caixa etc.

Esse é um trabalho feito a quatro mãos, o contador sozinho pode levar a empresária a cometer erros na opção de tributação se ele não souber para onde a empresa quer caminhar no próximo ano. Muitas vezes o trabalho do contador leva em consideração o movimento tido no ano vigente, o que não quer dizer necessariamente que permanecerá desta forma.

Para isso é preciso fazer contas, estudar passado e presente, pensar no futuro, tanto na estratégia do negócio em si, como no mercado em que atua e desmistificar alguns mitos:

- O MEI (Microempreendedor Individual) não é um bom negócio para todo mundo, prestadores de serviços podem ser preteridos se forem recorrentes/mensais, pois os contratantes querem reduzir seus riscos trabalhistas, empresas comerciais também podem ser preteridas por não repassarem créditos de impostos;

- O Simples Nacional não é vantajoso para todos, principalmente indústrias, importadores e empresas que estão na faixa intermediária da tabela;

- Microempresas e empresas de pequeno porte também são fiscalizadas;

- O Lucro Presumido e o Lucro Real também são acessíveis a pequenos negócios, nem sempre por obrigação. Não tenha medo de fazer a opção, o cruzamento de dados nos órgãos acontece em todos os segmentos de diversas formas.

Fique atenta aos prazos! Para quem irá optar ou desenquadrar do Simples Nacional o prazo será de novembro para o agendamento até 31 de janeiro do ano seguinte, para quem for optar pelo Lucro Presumido ou Lucro Real a confirmação será pelo pagamento do imposto, entre fevereiro e abril.

Heloisa Motoki é empreendedora, sócia fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Women”. Há 16 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo

A Quali Contábil é uma empresa nacional e jovem que atua na que presta serviços nas áreas Contábil, Fiscal, Trabalhista e Societária para todos os seguimentos (Comércio, Indústria e Serviços) e portes (Micro, Pequena e Média) localizados em São Paulo e Grande São Paulo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você