[ editar artigo]

Planeje, avalie e re-planeje

Por Priscila Tescaro

O meu texto do mês passado (ainda não leu? Clique aqui) tratou da importância do planejamento para os empreendedores - em que eu mesma vivi o dilema afinal “Na casa de ferreiro, o espeto é de pau”. O texto encaixou-se tão perfeitamente para a vida dos empreendedores que bateu o recorde de leituras na semana em que foi publicado.

Fiquei feliz com o sucesso do texto, mas preocupada que um tema tão importante como o planejamento das empresas ainda não ser parte do dia a dia de cada um deles. Aqui na minha Consultoria não é diferente, eu faço tudo isso para meus clientes - que conquistam resultados esperados e expressivos - e, para mim, encontro pouco tempo disponível para planejar as minhas ações.

Mas, o texto de hoje é justamente para dizer que: SEM planejamento a gente não chega à esquina. E que SEM ações, SEM avaliações e SEM novo planejamento, a gente não consegue dar o próximo passo.

Fonte da imagem: We Heart It

 

Como assim? Simples. Como saberemos se esta na hora de criar uma ação de marketing se não criamos metas? Como devemos fazer e como podemos avaliar? Minha dica, ou meu mantra, é: Crie seu planejamento para um ano. Defina suas metas. Elabore o plano de ações - e aqui vale dizer que, para cada meta você pode ter várias ações - defina prazos e responsáveis para cada uma das ações. Avalie cada uma das tarefas e RE-planeje depois de seis meses ou um ano.

Para os empreendedores, o prazo ideal para definição de metas e objetivos é de um ano. Esse é o período para mensurar os resultados e reavaliar onde devemos ajustar as ações e aquelas que devem continuar no planejamento. Porém você ainda de estar se perguntando se todo esse “trabalho” vale a pena e que retorno terá em realizar o planejamento da sua empresa. Pois eu lhe digo que:

1º - Terá uma visão macro de como está a empresa em todas as áreas.

2º- O investimento em comunicação será feito de maneira organizada e planejada, otimizando os valores aplicados.

3º - Entenderá qual caminho sua empresa está seguindo e o que é necessário fazer para retomar o mesmo, caso esteja fora do planejado.

4º - Verá que sem investimentos constantes, com frequência e organizado, dificilmente os resultados serão alcançados.

Como disse, o estrategista e líder Bernardinho: “É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las.”

Planeje-se e verá os resultados positivos acontecerem em seu empreendimento.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você