[ editar artigo]

podeROSAS na tecnologia

Por Mary Camila

Mulheres influentes e com uma posição de sucesso na área tecnológica é o que não falta. Vamos citar algumas de suas respectivas histórias e projetos que influenciaram, de alguma maneira, não só o mercado, mas a vida de outras pessoas. Começando com o Brasil, temos a Bel Pesce, eleita pela revista Época Negócios  como um dos 10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens e um dos 7 jovens líderes mais inovadores, pela revista TIME. Ela é um exemplo de imenso sucesso, não só na área tecnológica, mas também no empreendedorismo.

Conhecida como "A Menina do Vale", aos 17 anos entrou no MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), que é uma das principais instituições de ensino do mundo na área tecnológica e não parou mais. Passou por empresas como Microsoft e fez um programa de mestrado no Google, o qual trancou para entrar na empresa Oyalla, sendo que esta já havia recebido US$ 5 milhões em investimentos e contrado mais de 200 pessoas. A carreira ia bem, mas o sonho de empreender “era maior”. Foi quando Bel conheceu o criador do Lemon e seu rumo mudou outra vez. Lemon é um aplicativo que transforma seu iPhone em uma carteira digital, que organiza e armazena seus cartões, recibos, cupons e etc, assim você pode acessar o que você precisa. Logo depois escreveu o livro "A Menina do Vale", este livro, disponível gratuitamente no site oficial de Bel, chegou a 100 mil downloads nos primeiros sete dias.

Fonte da imagem: Estúdio Trevisart

 

Outra poderosa da tecnologia é a Camila Achutti, única menina da turma em seu primeiro dia aula no curso de Ciências da Computação na USP, ela não fazia ideia que a as mulheres eram minoria no mundo de TI. Filha de um programador, ela cresceu em um universo onde a tecnologia era acessível e apaixonante e encontrou uma realidade muito diferente quando resolveu que seguiria os passos do pai. Com 22 anos, ela já passou pelo Google, é criadora do blog “Mulheres na Computação” e lidera a Technovation Challenge no Brasil, uma organização destinada a estimular meninas no uso da tecnologia. Já ganhou prêmios como Mulheres TECH em Sampa e o Women of Vision ABIE Awards – categoria Student, concedido pelo Instituto Anita Borg.

Indo para o cenário mundial temos outros grandes exemplos como Marissa Ann Mayer, uma inspiração. Cientista da computação estadunidense, ela surpreendeu o mundo da tecnologia ao se tornar CEO da Yahoo!. Após dedicar-se muito tempo ao Google como vice-presidente da área de buscas e experiência de usuários, Marissa empreendeu importantes mudanças após se deparar com o mau desempenho da empresa antes de sua chegada, colocando-a novamente na linha de frente no quesito inovação. Quando foi para o Yahoo!, Marissa chegou a instalar uma pequena creche em seu escritório, para acompanhar o crescimento de seu bebê. Além disso, ela criou mais benefícios às grávidas da companhia. Atualmente, ocupa o 22º lugar entre as mulheres mais influentes do mundo.

Temos também Meg Whitman, ela que é CEO da empresa Hewlett-Packard (a conhecida marca HP) ocupa o posto nº 14 das mulheres mais poderosas do mundo. Meg Whitman já foi CEO do eBay e, aos 59 anos, dedica-se também à política, tendo se tornado candidata ao governo do estado da Califórnia (EUA). Exemplos a serem seguidos não faltam, no mercado atual de tecnologia há diversos outros exemplos de mulheres que alcançaram sucesso em suas carreiras, tanto no Brasil quando no exterior.

Para finalizar, vou citar uma frase de Oliver Wendel Holmes, "Uma mente que se abre a novas experiências nunca mais retorna ao seu tamanho original". Esta frase é para você que quer empreender, não só no mercado tecnológico, mas em qualquer ramo, porém ainda não deu um pontapé inicial, sempre queira se abrir a novas experiências, pois é somente com esses novos desafios que você saberá até aonde o seu potencial pode chegar.

 

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você