[ editar artigo]

Por uma imagem positiva: clareza, concisão e correção.

Existem situações, na rotina de qualquer ofício, que você tem que redigir algo.  Toda escrita exige certos detalhes que pedem atenção redobrada em relação à língua portuguesa.  Parta do princípio que o texto exige organização e sentido. Como fazer?

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

  • Aproprie-se da mensagem: você precisa saber sobre o assunto que irá escrever;
  • Tenha em mente o que pretende com o documento e foque nas informações pertinentes a seus objetivos.
  • Selecione as palavras que deverão ser distribuídas em períodos curtos. Dessa forma, você evitará erros quanto à coerência e coesão dos fatos apresentados;
  • Coloque-se na posição do interlocutor, aquele que receberá sua mensagem. Preocupe-se com o modo como ele vai reagir ao conteúdo de sua escrita. Veja se o que escreveu é compreensível ou não;
  • Releia o texto, assim você poderá observar palavras, repetições e trechos desnecessários, períodos longos e confusos, exposições inadequadas.
  • Boa escrita e até a próxima!

    Aline Caldas

    Aline Caldas é Fonoaudióloga com especialização em Linguagem e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco.  Criadora do blog Semear-te , que tem como intuito  favorecer o bem estar, a expansão da consciência e crescimento pessoal dos leitores. Revisora de textos (freelancer) e Gerente responsável pelas Redes Sociais Facebook e Twitter do Empreendedorismo Rosa.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você