[ editar artigo]

Power Priming

Pequenas atitudes que podem te  fazer sentir mais confiante para ter melhores resultados.

Todo mundo já acordou um dia muito ansioso por conta de uma reunião, uma apresentação, uma entrevista ou uma negociação, num daqueles dias especiais no qual o seu desempenho é crucial, e você precisa estar a altura para ter o melhor resultado possível. Nessas horas, você tem que lidar com sua ansiedade e insegurança. Não é mais o momento de "fazer o dever de casa" como se preparar, fazer a melhor apresentação, pesquisar o mercado, estudar, revisar CV; tudo isso vamos esperar que você já tenha feito!

Fonte da imagem: momitforward

Uma nova pesquisa publicada, em maio de 2013, por quatro professores, incluindo Adam Galinksy da Columbia Business School, mostra que uma boa tática é recorrer ao "Power prime". Power Prime é uma forma de se preparar para ter mais autoconfiança, e diversos experimentos mostraram que essa técnica, bem simples, tem resultados surpreendentes. Power Prime consiste em se lembrar de uma situação na qual você teve poder, e escrevê-la, colocá-la no papel, descrevendo-a em detalhes pouco tempo antes da reunião, entrevista ou apresentação. Simples assim, não leva mais do que cinco minutos. Pode ser por exemplo, uma situação em que você era o entrevistador, ou quando você estava dando direcionamento para sua equipe, ou mesmo falando para seus filhos sentarem para fazerem a lição de casa.

Galinky demonstra que o Power Prime poderá melhorar sua performance, através do aumento da autoconfiança e também do seu poder de persuasão, alterando  a impressão que você causa e a forma com que é percebido, com impactos significativos no resultado final. Galinsky e seus colegas fizeram diversas experiências para comprovar essa tese, uma delas com estudantes de pós-graduação, simulando situações de entrevista de emprego. Sem Power Prime, 47% dos estudantes se saíam bem na entrevista. Dos que fizeram o exercício, 68% foram bem. Dos que fizeram o exercício inverso (relembrando e escrevendo situações em que não tiveram poder), só 26% seriam aceitos. Uma série de outras pesquisas demonstram o poder do priming no nosso cérebro e comportamento. Daniel Kahneman, prêmio Nobel de economia em 2002, dedica algumas páginas de seu livro "Pensar, Depressa e Devagar" sobre "as maravilhas do priming" e os "primes que nos guiam".

Ainda há outras diversas pequenas coisas para dar aquele aumento de confiança no momento final, que funcionam na mesma lógica que o priming: cuidados básicos, como unhas bem feitas, roupas adequadas, cabelo e maquiagem em ordem. Mesmo que ninguém mais note suas unhas chapiscadas, o fato de você se dar conta, naqueles 15 minutos antes de comecar a reunião, e isso ficar na sua cabeça, mesmo que levemente, irá influenciar sua postura - e consequentemente seu comportamento - e consequentemente o resultado. Nessa mesma linha, Sheryl Sandberg, em seu livro "Faça Acontecer", discute como "uma pequena mudança na postura pode levar a grandes mudanças na sua atitude", citando o trabalho de Amy Cuddy. Mudar a postura, entrar na sala com a cabeça erguida, usar objetos que te fazem sentir poderosa também ajudam, como um brinco, um relógio, e, especialmente - se você se sentir confortável, claro - um belo par de saltos altos!

Cristiane Piza é economista pela UFRJ e MBA em Finanças pela Columbia Business School e atua na área de Financiamentos Estruturados de um banco internacional. Possui vasta experiência em M&A, tendo atuado em diversas operações pelo ABN AMRO Bank em Nova Iorque e Idea Capital em São Paulo e também em private equity pelo Bioenergy Development Fund. É diretora e co-fundadora do Chapter Brasil do 85 Broads, grupo global para fortalecimento do networking entre mulheres executivas com 30.000 participantes no mundo. É Executive Coach e Life Coach formada pelo Integrated Coaching Institute em curso credenciado pelo International Coaching Federation.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você