[ editar artigo]

Previsibilidade ou Flexibilidade?

Por Dani Salles

Um dos dilemas de todas as mães que querem trabalhar ou empreender é a questão do tempo dedicado ao trabalho. Vivi anos no mundo corporativo, era muito feliz, porém ao me tornar mãe uma das grandes análises para decidir parar por um tempo foi a falta de previsibilidade, ou melhor a falta de organização do tempo que assombra as empresas. Permitimos que e-mails, reuniões tomem conta de nossas vidas, viciados e pressionados por responder mais em menor tempo. Uma escravidão!

Crianças necessitam de horários, o brincar no meio disso tudo é solto, é curtição. Agora a rotina de uma criança é feita de previsibilidade, horários de escola, horários da babá. Tudo se encaixaria melhor se pais e mães pudessem contar com a previsibilidade no trabalho, uma rotina corporativa mais comprometida de jornada faria de todos mais produtivos e mais realizadores.

Fonte da imagem: Google

Você já imaginou quantas mulheres extremamente capacitadas voltariam ao mundo corporativo por jornadas de 6 horas diárias? Nas grandes cidades com mais 2 horas de trânsito, estariam 8 horas longe de suas crias, e depois disso com o tempo flexível  e de qualidade para curtirem seus filhos, suas famílias.

É extremamente importante para nossa criatividade que tenhamos espaço para vivermos experiências diferentes, o ócio criativo é um renovador mental. Quantas pessoas você conhece que trabalham o dia todo e ainda checam seus e-mails à noite? Como ter a mente livre e criativa dessa forma? A falta de tempo é um problema artificial, o dia continua tendo 24 horas, ter disciplina para organizar o tempo ao seu favor é flexibilidade,  é ter escolhas e assim ser realizadora.

Outro dado importantíssimo revelado por uma pesquisa realizada com 2000 mulheres no mundo corporativo é  que após a maternidade, quase metade (46%) garantiu sentir melhora na qualidade da gestão do tempo, e cerca de 1/4 delas, (27%), tornaram-se mais organizadas.

É preciso mostrar para líderes que flexibilizar número de horas de uma jornada trará mulheres de volta aos escritórios, com isso uma economia importante para as corporações. Quem não quer ter um funcionário feliz, engajado e mais produtivo?

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você