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Primeiras impressões de uma empreendedora

Ao falarmos de mulheres empreendedoras, pense no que pode vir à mente: dinâmicas, ambiciosas, independentes, objetivas, guerreiras, empoderadas e apaixonadas pelo o que fazem. Autoconfiantes, inteligentes, mulheres que desejam crescer, evoluir, atingindo a excelência e melhoria contínua, conciliando vida pessoal e profissional. Ufa!

Fonte da imagem: Reprodução

E o que essas características têm a ver com as primeiras impressões? Tudo! No momento em que você contatou seu futuro cliente (ou parceiro) e mencionou ser uma mulher empreendedora, ele criou uma expectativa em relação a você, seu negócio, serviço ou produto. Ou seja, se você não estiver alinhada e adequada a essas características, corre o risco de não causar uma primeira boa impressão no seu futuro prospect.

A teoria do Impression Management ou primeiras impressões diz que, qualquer indivíduo ou organização deve estabelecer e manter impressões que sejam congruentes com as percepções que eles querem projetar em seu público-alvo (Goffman, 1959).

Para não errar, pense: - Como gostaria de ser lembrada por esta pessoa ou empresa? Lembre-se da frase do Aaron Burns que diz: - Você nunca tem uma segunda chance de causar uma primeira impressão.

Estudos comprovam que se leva de 6 a 30 segundos para julgarmos de imediato uma pessoa. Avaliarmos, por exemplo, se uma pessoa é competente ou não, se possui o mesmo nível social e intelectual que o nosso, concluindo assim se a mesma é merecedora ou não de nossa atenção.

Neste momento se forma a tão famosa “primeira impressão”. Isso ocorre porque fazemos um julgamento involuntário através de evidências superficiais. Nossas roupas e linguagem corporal comunicam mensagens o tempo todo. É impossível não se comunicar através delas.

Então o melhor que temos a fazer é pararmos para refletir e analisarmos: Minha imagem está coerente com a identidade da minha empresa? Com meu ambiente profissional? Com meu conhecimento e habilidades? Com meus objetivos? Apresento-me e me comporto de forma consistente? Minha imagem comunica com clareza quem eu sou? O que minha imagem não está comunicando que poderia ser potencializado?

No empreendedorismo, a melhor primeira impressão é aquela que transmite uma imagem de profissionalismo, qualidade, confiabilidade e competência. Cuide bem da sua!

Lorena Gurjão é proprietária da empresa Lorena Gurjão - coaching de imagem, com formação em personal e professional coach. Membro do ICF ( International Coaching Federation), membro da SBC (Sociedade Brasileira de Coaching), com  certificação internacional em coaching  pelo BCI – Behavioral Coaching institute e pelo ICC  - International coaching Council; especializada em coaching de imagem pela France image coaching e em imagem executiva e corporativa com Ilana Berenholc. Embaixadora no Brasil do projeto beleza responsável, que visa combater o  conceito irreal da beleza perfeita.

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Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

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