[ editar artigo]

Prontos para recomeçar?

Quando um ano termina e outro começa, muitos veem o momento como propício para fazer aquela faxina em papéis, arquivos e pastas. É hora de descartar o que você não gosta, não utiliza mais e os excessos. Lembre-se que aquilo que só ocupa espaço em sua vida pode ser útil na vida de outras pessoas, portanto, não hesite em doar.

Fonte da imagem: territoriodemeninas.com.br

Para começar um novo ciclo de forma mais organizada, não basta querer, é preciso coragem, ter atitude. Afinal não é possível arrumar tudo de uma hora pra outra. Para começar, assuma um compromisso: agende um tempo com você mesmo. Pode ser semanalmente, quinzenalmente, mensalmente; algo que seja possível fazer diante de sua realidade para que, vez por outra, decida o que deve manter ou passar adiante.

Seja no âmbito profissional ou pessoal, planejar e organizar atividades, ajuda a otimizar o uso do  tempo. Ter muitas providências importantes e urgentes a realizar, pode ser um indicativo que você está postergando a execução de atividades importantes. Comece, então, a identificar e separar as coisas importantes das não importantes, as coisas urgentes das não urgentes, isso ajudará a definir as suas prioridades.

Como diferenciar urgente de importante? Tudo que é urgente não pode ser deixado pra depois, exige nossa atenção imediata. Já o que é importante também tem impacto nas nossas atividades e, geralmente, está associado aos nossos objetivos, as nossas funções.  Perceba então que quando priorizamos aquilo que é importante, reduzimos a incidência de eventos urgentes em nosso dia a dia.

O que você está esperando? Busque, a cada dia, administrar melhor o tempo, seja com compromissos profissionais ou pessoais, distribuindo as tarefas conforme a importância e/ou urgência. Este é um desafio diário a ser enfrentado. Uma vez que você consiga, obterá mais agilidade em suas tarefas. Isto pode ser uma experiência libertadora em vários âmbitos de sua vida. Já pensou em ter tempo para fazer o que mais gosta e ter mais qualidade de vida com menos desperdício de tempo? Que tal começar AGORA?

Aline Caldas é Fonoaudióloga com especialização em Linguagem e Mestre em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Empresária do ramo de Artes Decorativas. Criadora do blog Semear-te onde publica, semanalmente, textos com o intuito de favorecer o bem estar, a expansão da consciência e crescimento pessoal dos leitores. Revisora de Textos do Empreendedorismo Rosa.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você