[ editar artigo]

Qual a base para uma boa comunicação?

Por Ludmila Coelho

Uma boa comunicação abre portas, facilita as relações interpessoais e está entre as competências triviais para as mulheres que almejam o sucesso na carreira e na vida pessoal.

Comunicar é a habilidade de externalizar informações, emoções, opiniões e qualquer tipo de conhecimento de um indivíduo para outro. A boa comunicação é base de qualquer relacionamento humano. Quanto maior for o entendimento entre as pessoas, mais produtiva e eficiente será sua convivência.

Então, como estabelecer uma comunicação mais eficiente?

Fonte da imagem: Corbis

Basicamente, precisamos de três componentes: intenção comunicativa, meio de comunicação e um ou mais interlocutores. Vale ressaltar que, para o ouvinte, cerca de 55% da mensagem é transmitida por meio da linguagem corporal, 38% pelo tom de voz e apenas 7% pelo conteúdo. Então fique atento ao sistema representacional preferido do receptor, existem pessoas visuais, outras auditivas e algumas sinestésicas.

Assim, trace qual é o objetivo da mensagem, o que você deseja transmitir ao seu interlocutor e qual é o verdadeiro propósito da comunicação. Seja sensível e atente para a postura do seu ouvinte. Esse é o feedback mais importante que temos. Se a postura dele não estiver condizente ao seu discurso, mude a maneira de passar sua mensagem. Gestos como cruzar os braços, colocar as mãos no rosto, bocejar e respirar profundamente, por exemplo, nos dizem que a mensagem não esta sendo transmitida de forma efetiva.  Outro ponto importante é ouvir o outro com verdadeira atenção. Escute interessado em entender o que o outro fala e não o interrompa. Caso você não entenda o que o outro diz, pergunte.

Mais do que um ato trivial, saber se comunicar é uma das mais desejadas competências do profissional moderno. É fundamental, independentemente do cargo e do perfil, que as pessoas saibam se comunicar e se relacionar, em qualquer contexto.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você