[ editar artigo]

Quando a sensibilidade encontra a determinação

A mulher pode ser descrita ou representada de muitas formas e com muitos adjetivos que a enobrecem ou a desqualificam, mas em geral, a percepção de que possui uma grande sensibilidade, intuição e organização quase sempre estão presentes quando ela é representada. Poderíamos falar de inúmeras qualidades, mas sabemos que algumas delas serão determinantes em cada situação ou empreendimento.

Fonte da imagem: Paraná Shop

Normalmente mais sentimentais, as mulheres contam com esta característica a seu favor na sua vida profissional. Os sentimentos são a maneira como percebemos o mundo ao nosso redor e a nós mesmas. A mulher, por estar mais ligada as emoções, compreende seu universo por um outro prisma e  consegue desenvolver e manter mais facilmente redes de relacionamentos, tanto sociais quanto profissionais. Isto deixa esta mulher numa posição privilegiada no mercado que cada vez mais prioriza o trabalho em equipe, ou seja, a intensa interação entre os membros da empresa, seus clientes e fornecedores.

Historicamente por ter desenvolvido o instinto de cuidar da sua prole, a mulher tornou-se capaz de avaliar e identificar diferentes perfis e usar sua sensibilidade na hora de observar os ambientes e as circunstâncias que a envolvem, inclusive as oportunidades ao seu redor. Pelo seu poder de compreender as necessidades da família, a mulher empreendedora consegue mais facilmente entender e identificar as necessidades do seu negócio e do cliente antecipando, muitas vezes, suas demandas.

Algumas das características da mulher empreendedora são sua determinação, coragem, liderança, inquietação, desejo de independência e autonomia, persistência e insistência nas suas intenções e ações. Estas qualidades são determinantes para avançar no campo do empreendedorismo e podem definir muito dos avanços que cada uma delas fará no seu percurso.

Coragem, determinação e iniciativa, inicialmente ligadas aos homens estão cada vez mais presentes na mulher, que aliadas a sua sensibilidade natural tornam-se um diferencial significativo no olhar empreendedor.

Quando a sensibilidade, naturalmente feminina, encontra-se com a determinação, tipicamente masculina, produz uma força poderosa, que vai definir, muitas vezes, o sucesso da atual mulher empreendedora.

Vânia Vidal de Oliva é Psicóloga Clínica, Psicanalista com mais de 25 anos de experiência no atendimento de adolescentes, adultos e na orientação familiar. Atua hoje na Clinica Casa do Crescer na cidade de Curitiba.

Contatos
vvoliva@uol.com.br
casadocrescer@gmail.com
Clinica Multidisciplinar Casa do Crescer

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você