[ editar artigo]

Que tal potencializar sua produtividade?

Por Tatiana Teixeira

A maior parte das empreendedoras, começam o seu empreendimento com pelo menos um sonho que decidiu realizar. E ao tirar o seu negócio do papel tem a oportunidade única de tornar seus sonhos realidade. Porém, alcançar o sucesso depende de determinadas atitudes que farão toda a diferença na conquista dos seus objetivos.

Até este momento, você já refletiu sobre como está sua produtividade empreendedora?

Sabemos que são as pequenas escolhas diárias que fazem a diferença em nossos resultados. Por isso, cultivar hábitos que nos permitam ser mais produtivas é essencial para nosso crescimento. Assim como Aristóteles dizia: "Somos o que fazemos no dia a dia. De modo que a excelência não é um ato e, sim, um hábito".

Fonte da imagem: Corbis

Esta disposição de repetirmos frequentemente uma mesma atividade,  tornando-a um comportamento padrão,  nos permite ser mais produtivas. Quando a mente e o corpo se concentram em realizar, todos os dias, as mesmas atividades o desgaste se torna cada vez menor e consequentemente dispomos de mais energia para investir em outras atividades relevantes.

Criar novos hábitos não é fácil, exige esforço e dedicação além de muito foco e disciplina. Mas é possível realizar grandes mudanças quando modificamos padrões para construir novos hábitos. No livro ‘O Poder do Hábito - Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios’, do autor Charles Duhigg, mostra-nos como transformar muitos aspectos de  vida desta maneira.

Nas últimas atividades vivenciadas durante o Boot Camp,  programa de imersão empreendedora idealizado pela Exosphere,  aprendemos que o primeiro passo para nos tornarmos empreendedoras mais produtivas é manter uma rotina organizada. É organizando nossas atividades diárias e delimitando os horários para a realização de cada uma delas que conquistamos total controle sobre nossos compromissos, podendo gerenciá-los com mais eficiência.

Parte de nosso aprendizado durante esta vivência no Chile é compreender o caminho trilhado por aqueles que conquistaram êxito em suas realizações. Os empreendedores mais bem-sucedidos do mundo nos ensinam os 7 hábitos adotados por eles que os auxiliaram a conquistar o topo:

1 - Monte suas metas;
2 - Faça uma coisa por vez;
3 - Trabalhe duro e ande com os melhores;
4 - Esteja sempre apreendendo;
5 - Tenha educação financeira;
6 - Mensure os riscos;
7 - Ame ler.

Pessoas de sucesso sabem que precisam definir e redefinir seus objetivos o tempo todo porque têm consciência de que se não olharem bem de perto para si mesmas e para suas vidas, poderão perder a motivação. Como uma empreendedora em busca pelo crescimento sugiro seguir os passos dos experts, iniciando pelo hábito de anotar suas metas. Construir metas que são importantes para você, irá mantê-la motivada. Convido-a refletir e responder as seguintes perguntas:

√ Quais metas desejo alcançar dentro dos próximos três meses?

√ Quais metas desejo alcançar dentro dos próximos seis meses?

√ Que metas desejo alcançar dentro dos próximos doze meses?

√ Quais atitudes me levarão a alcançar estas metas?

Sendo assim, é apenas determinando metas e estabelecendo planos que direcionamos esforços no sentido de garantir a concretização de nossos sonhos. Ser persistente e manter o esforço são alguns dos hábitos que, como empreendedoras, devemos cultivar para alcançar tudo o que desejamos realizar. Afinal, quando concentramos energias e pensamentos num só objetivo muitas oportunidades aparecerem para concretizá-lo.

Acredite e alcance!

Interessado em informações sobre o tour do ExoBase no Brasil? Acesse AQUI

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você