[ editar artigo]

Recomeçando: começando a empreender

Por Taissa Maria Schuartz

Interessante... percebi que uma grande parcela dos homens, quando buscam uma aventura ou um recomeço, procuram um novo relacionamento; já as mulheres, tornam-se empreendedoras. Penso sempre que empreender um novo negócio é mais difícil, notadamente se a mulher esteve fora do mercado de trabalho por algum tempo.

Entretanto, qualquer que seja a situação, todas temos uma rede de relacionamentos, sejam antigas amizades, vizinhos e até mesmo o pessoal do salão de cabeleireiros, farmácia, açougue, escola dos filhos e pet shop. Se pararmos para pensar, vamos perceber que essa rede é vasta, e por que não contar a todas as pessoas o que estamos fazendo? Fato é que vida profissional e pessoal deve, sim, misturar-se, afinal, quem compra e quem indica é quem confia!

Fonte da imagem: www.morguefile.com

Ok! Você é nova na cidade ou passou os últimos anos em uma vida pouco ativa socialmente, ainda assim, existem ótimas oportunidades e que despendem poucos recursos. Um bom exemplo são as ações voluntárias, participar de um bazar, de uma feira de doação de animais ou fazer uma ação em parceria com outras empreendedoras pode gerar não só conhecimento, mas a possibilidade de você trocar experiências, e isso é bom até mesmo para quem já tem uma rede de relacionamentos formada.

Ainda há mais uma opção que me parece interessante: promoções e sites de descontos. Algumas pessoas acreditam que o desconto promocional prejudica a imagem do produto, mas na minha experiência percebi que é uma excelente forma de atrair novos clientes, principalmente nos sites especializados, que proporcionam grande visibilidade no mercado a custos baixos e, ao contrário do que muitos pensam, a maioria das pessoas entende que está pagando um valor promocional temporário e, uma vez satisfeitas com o seu produto, basta você fidelizar esse novo cliente, mas de fidelização falamos uma próxima vez.

Em resumo, empreender é acima de tudo consolidar a sua imagem, muito antes de vender qualquer produto ou serviço, você “vende” seu caráter, sua empatia, sua capacidade, sua honestidade, não tenha dúvidas e procure primeiro quem já lhe conhece e acredita em você.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você