[ editar artigo]

Reinvente-se e supere os obstáculos

Por Joyce Moysés

Cada vez mais somos cobradas a ter jogo de cintura para lidar com as mudanças e atuais exigências na vida pessoal, empreendedora e até as impostas pela situação delicada de nosso país. Às vezes, a barra pesa. Como construir novos caminhos para o seu negócio a partir do enfrentamento de situações estressantes? Quando você se sentir sem horizonte, faltando o chão, como acreditar que é possível recomeçar?

Costumamos crer que ser forte é passar pelas dores como se nada tivesse acontecido. No entanto, quem faz o “jogo do contente” não entra em contato com as emoções negativas resultantes do trauma – e a força está justamente na vivência e superação das tristezas. Trata-se de um processo de aprendizagem de vida. Sendo assim, nós temos condições de desenvolver isso.

Fonte da imagem: Agência Bolacha

De modo geral, o povo brasileiro tem boa condição de se reinventar, estando acostumado a improvisar e a se adaptar às diferentes situações causadas pelas seguidas crises que enfrenta. As atuais mudanças na rotina decorrentes da falta de água demonstram a flexibilidade e capacidade de se reinventar dos brasileiros.

Que tal começar por alimentar a crença de que “eu sou capaz”, “eu vou dar conta”, “eu sou inteligente”? Quanto mais você adota uma atitude positiva em relação a si mesma e à vida, mais tem condições de extrair algum progresso diante de uma dificuldade. Não é que vai virar Poliana, personagem que vê tudo com lentes cor de rosa. Mas ter um pensamento diferente gera um sentimento diferente e atrai uma energia diferente. Em vez de você se vitimizar, muito melhor é:

  •  Acreditar que é capaz de transformar fraquezas em fortalezas.
  •  Explorar o bom humor para relevar uma situação desagradável.
  •  Considerar que as mudanças são oportunidades de crescimento.
  •  Estabelecer laços de amizade e trocar experiências com quem está ao redor.
  •  Refletir sobre essas dicas e sobre outras que aprender pelo caminho. Quem está aberto a absorver coisas novas não paralisa diante dos problemas.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você