[ editar artigo]

Saiba o que é DRE e cuide da saúde financeira de seu empreendimento

Saiba o que é DRE e cuide da saúde financeira de seu empreendimento

O meio empresarial é cheio de detalhes que denotam grande importância para o andamento de um negócio. Existem regras que não podem ser desrespeitadas nem um minuto sequer, e para controlar a saúde empresarial, existe o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE).

O nome parece explicar um pouco sobre qual a finalidade, mas muita gente ainda tem dúvidas do que o DRE trata realmente. Pois bem, um empresário precisa estar ciente sobre a situação de seu empreendimento: se há lucro ou prejuízo.

O DRE é um relatório destinado a sintetizar o cenário em que se encontram as atividades operacionais e não operacionais. Embora o demonstrativo seja designado como uma síntese, as informações nele contidas contam com muitos detalhes e não se referem somente à questão das análises contábeis, como muitos pensam. O DRE funciona como um raio-X das empresas.

Ele também auxilia na avaliação do desempenho geral da empresa e na análise de eficiência dos gestores em obter resultado positivo em suas áreas. Tudo isso porque não basta somente o empreendedor ficar por dentro da questão das finanças, mas também com o desempenho da gestão dos gerentes, uma vez que esse detalhe reflete muito na vida da empresa.

Outra informação sobre o DRE é que a interpretação desse modelo de relatório é fácil até mesmo para aqueles  que não pertencem à área financeira, o que explica sua abrangência além da área contábil. O DRE é formado de maneira lógica e sequencial e é útil para todos os assuntos referentes à vida empresarial.

Os dados contidos no relatório têm tanta importância que podem ser usados até mesmo para tomadas de decisões bem sérias. Por isso o seu acesso é tão requerido pelos administradores e gestores diversos, pois através do DRE a situação da empresa estará completamente detalhada e pronta para ser estudada a fim de melhorar os pontos críticos e manter aqueles que atingiram êxitos.

Uma DRE gerencial, ou seja, aquela que não é feito pelo contador, deve conter basicamente Receitas, sejam elas operacionais ou não operacionais como a receita financeira.

Despesas de qualquer natureza, com nota fiscal ou sem nota fiscal e lucro operacional. Não se pode esquecer dos impostos pagos e das despesas financeiras, muitas vezes a sua empresa não possui um empréstimo mas ela paga taxas aos bancos e isso tem que ser colocado na conta.

Quer saber mais sobre esta ferramenta de gestão contábil? Venha para nosso workshop com o consultor de franquias e varejo, Marcio Tadeu Aurelio, da Aurelio Luz Franchising & Varejo, no próximo dia 22/08.

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/decifrando-o-dre-com-o-consultor-marcio-tadeu-aurelio__170469

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você