[ editar artigo]

Poder ROSA e a Mulher

Por Empreendedorismo Rosa

O que você acha da cor rosa? Já parou para pensar sobre seu significado?

Rosa é uma cor que tem um efeito tranquilizante sobre o corpo, relaxa os músculos e acalma sentimentos de hostilidade e angústia. Esta relacionada ao feminino, cor doce e macia que irradia inocência e doçura, qualidades tradicionalmente atribuídas às mulheres. O rosa está ligado à feminilidade e romance, ao afeto e ternura.  As rosas cor-de -rosa estão associadas a um romance. Mas rosa não é uma cor fraca. Rosa é a cor do poder da mulher.

Vejam algumas ações em que o ROSA se destaca como cor forte:

Fonte da imagem: Weheartit

 

CODEPINK é um movimento liderado por mulheres nos EUA que desejam o fim da guerra no Iraque. Elas têm escritórios regionais em Los Angeles, San Francisco, Nova York, Washington, em outros lugares dos EUA e também em alguns outros países. Vestindo roupas cor de rosa elas realizam passeatas e protestos. Embora mulheres tenham iniciado o grupo, hoje homens também participam de suas atividades. Em Santa Ana nos EUA, um grupo de mulheres empresárias se reuniu para começar a Paixão pelo Rosa iniciando uma campanha para arrecadar fundos para a investigação do cancro da mama, educação e conscientização.

Gulabi Gang e a Mulher do Sari Cor-de-Rosa: Refere-se a história real de uma grande uma mulher que desde pequena começa a lutar por aquilo que quer, apesar dos interditos da sua cultura. Desde muito cedo, Sampat Pal se mostra uma revolucionária e lutadora pelas causas justas, e ao mesmo tempo uma defensora dos excluídos e injustiçados. Começa por fugir dos pais para poder ir à escola, embora a sua cultura não permita. Posteriormente, e após o seu casamento ainda na infância, começa a lutar para que estes acontecimentos acabem, assim ela passa pelo processo de revolta contra os sogros, algo impensável na cultura indiana até que cria a sua gangue das mulheres do sari cor-de-rosa, o Gulabi Gang.

Associação “Nós do Poder Rosa” (ANDPR): Entidade fundada oficialmente em maio de 2010 e pautada na luta contra a violência doméstica e prevenção ao câncer de mama. A ANDPR nasceu durante uma reunião de várias entidades ocorrida em 2008 com o objetivo inicial de promover campanhas contra a violência doméstica praticada contra a mulher e lutar pela instalação de uma Vara Especializada em Violência Doméstica em Londrina. Na luta pela instalação da Vara Maria da Penha, na cidade, a entidade promoveu a coleta de assinaturas nos locais públicos visando encaminhar os abaixo-assinados ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Paralelamente ao longo processo de criação do órgão na cidade, a Associação Nós do Poder Rosa desenvolvia atividades de palestras sobre o enfrentamento à violência doméstica em diferentes bairros, anfiteatros, faculdades e outras entidades para dar visibilidade à causa. Finalmente em outubro de 2010 a Vara Maria da Penha foi instalada em Londrina e a Associação assumiu ainda papel fundamental na logística de instalação, buscando o apoio de advogados, psicólogos e outros profissionais necessários ao seu funcionamento.

Fundação Laço Cor de Rosa: Organização sem fins lucrativos que divulga a causa do câncer de mama e mantém o Banco de Perucas Online. A doação de cabelo é um exercício de solidariedade, porém o que muitos desconhecem é  o longo e oneroso processo que uma mecha de cabelo leva até efetivamente virar uma peruca na cabeça de um paciente.  Não basta apenas cortar qualquer tamanho de cabelo e doar. É preciso ir além e entender toda cadeia produtiva para ajudar. Conheça o programa "FORÇA NA PERUCA"! 

Empreendedorismo Rosa: Um espaço na internet, de valorização da mulher empreendedora e intraempreendedora e  tudo que envolva o seu universo. No blog tem artigos relacionados ao mundo e à vivência feminina no mundo dos negócios, datas especiais, , empresas, eventos, dicas para mulheres empreendedoras e para as que queiram empreender , inspiração para o dia a dia e novidades, além de vídeos e links que permeiam os temas acima.

E você conhece alguma ação rosa no Brasil ou no Mundo? Envie para a gente e postaremos com os créditos de sua participação. Por enquanto, sejamos cada vez mais podeROSAS.

 

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você