[ editar artigo]

Se os sonhos não existirem, o medo reinará

Venho tentando enxergar o empreendedorismo com outros olhos, mas não consigo. Só vejo pela ótica de uma mãe e dona de casa batalhadora. Minha escolha, aliás, a única, foi trabalhar em casa perto dos filhos pequenos, acompanhando o crescimento e a formação deles, enquanto ganhava dinheiro com meus talentos e montava meu próprio negócio. Comigo foi pela necessidade, tive muitos medos, mas segui em frente e aprendi errando. Somei minhas experiências com a de outras mulheres que me inspiravam e cresci em sabedoria no meio da luta. Esta foi minha escola, até que descobri um nome para isso e que nunca tinha ouvido falar: Empreendedorismo Doméstico. Ouso afirmar que hoje sou uma especialista nisto e quando falo em empreender, falo com consciência e querendo mostrar que ele funciona como uma mola propulsora na nossa vida. Empreender significa para mim, transformação, mudança. Quem empreende, nunca mais será o(a) mesmo(a).

Fonte de Imagem: Tumblr

Como todo mundo, vejo as mulheres cada dia mais em evidência em todas as áreas. Já provamos que podemos ir além do que era esperado de nós. As mulheres mais ousadas estão vencendo dia a dia, enquanto infelizmente outras continuam dentro de casa desmotivadas, desperdiçadas e cada vez mais deprimidas. Elas estão em todas as classes sociais, são habilidosas, e quando digo desperdiçadas, é porque poderiam estar desenvolvendo uma atividade, mas só conseguem ver o impossível. O medo de correr riscos faz com que elas prefiram ficar como estão, com a vida estagnada e no vermelho. Como se sentem incapacitadas, sempre terão uma desculpa para não sair da sua zona de conforto. Cuidado, as desculpas são capazes de roubar aquilo que nos levaria para o topo. Ah, o que o medo é capaz de fazer! Não permita que isso paralise sua vida. Já dizia uma grande mulher chamada Eleanor Roosevelt: "Você ganha forças, coragem e confiança a cada experiência em que enfrenta o medo. Você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue." Pois entendam uma coisa mulheres desanimadas: vocês são muito podeROSAS! O que estão pensando é uma grande mentira. Vocês têm capacidade de empreender e se resolverem encarar esse desafio, vocês conseguirão ir bem longe como as outras foram.

Mulher, você que está aí desmotivada e sem esperanças, me responda: Esqueceu que pode sonhar? Esta é uma das poucas coisas que podemos ter na vida e que não pagamos nenhum imposto. Então sonhe porque é de graça! Sonhos devem fazer parte da vida de qualquer pessoa e se você mesma não acreditar neles, quem vai acreditar? Não sou a favor quando ouço alguém dizer que os sonhos têm asas e que por isso devemos voar alto. Acho meio perigoso, pois corremos muito o risco de ficar só sobrevoando e não ter coragem de pousar na hora e no lugar certo. Prefiro mesmo dizer que devemos ter sonhos grandes e correr atrás deles para realizá-los, mas com os pés bem firmes no chão, pois se houver tombos (e acontecerão algumas vezes) serão menos doloridos do que despencar lá do alto. Estamos todas sujeitas a errar. Erros e obstáculos sempre existirão e devem servir para nós como um combustível. Se você tiver ou, algum dia, adquirir este espírito empreendedor, vai entender que se eles não surgirem no seu caminho, não haverá estímulo para prosseguir, enfim, faz parte do processo. Tornar sonhos em realidade é realmente um desafio para qualquer uma de nós, principalmente quando temos dupla jornada. Então, ouse sonhar e ouse realizar estes sonhos.

Mell Santos é mãe, dona de casa empreendedora e proprietária da loja “Breshopping da Mell”. Criadora do blog Saída de Emergência onde faz um trabalho direcionado às mães, que precisam trabalhar e não podem sair de casa, e aos desempregados. No blog desempenha a atividade de Consultora pela sua experiência na área de alimentos gelados, artesanato, culinária em geral e pequenos negócios. Orientadora em questões de Economia Doméstica e Administração do Tempo. Conselheira pessoal nata, tem sempre uma palavra de motivação para os seus seguidores.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você