[ editar artigo]

Sem saber que era impossível, foi lá e fez!

O convidado de nossa coluna Elas por Eles de hoje é Gabriel Schon Moreira, parceiro da Up2u Coworking.

“Sem saber que era impossível, foi lá e fez”, é o que Mark Twain narra em “As aventuras de Tom Sawyer”. Sim, Twain não falou absolutamente nada sobre empreendedorismo feminino, mas creio que essa é uma das frases que cabem perfeitamente em nosso contexto, pois de alguma forma a mulher inicia seus empreendimentos muitas vezes sem se dar conta de que já é uma empreendedora.

A Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) revela em seu relatório executivo de 2013, que 52,2% dos negócios no Brasil são comandados por mulheres, em sua maioria entre 25 e 44 anos. Pesquisa de 2011, da Dow Jones VentureSource, revelou que as startups comandadas por mulheres tiveram mais sucesso nos negócios. Estudo ‘Perfil do Franqueado Brasileiro’, também de 2011, com cerca de 150 franqueadores, mostrou as franquias comandadas por mulheres faturam 34% a mais do que aquelas cujos proprietários são homens. A rentabilidade delas também é 26% maior do que a dos homens. Mas por que será que empresas comandadas por mulheres acabam por ter mais sucesso e mais rápido do que aquelas que não têm o toque rosa?

Fonte da imagem: Vivi Sodré Photo  Arte: Priscila Tescaro Consultoria em Comunicação

Será que porque elas se preparam, academicamente, melhor? Será que tem mais senso de responsabilidade, ou são mais comprometidas que nós homens?

Não sei ao certo o que faz as “empresas rosas” decolarem mais rápido, o que sei é que, em minha trajetória profissional, trabalhei com diversas mulheres. Com elas, pude perceber que liderar é empoderar os outros, o que demanda empatia, a capacidade de se colocar no lugar dos outros, e despertar neles o que têm de melhor. Esse fator humano faz toda a diferença no trato com outros profissionais e o resultado gerado pela equipe, tanto em questões econômicas como sociais.

Vi também algumas mulheres endurecerem, mas àquelas que não abrem mão da doçura sempre ganharam um espaço especial no coração de seus subordinados e parceiros.

Sei, por experiência própria, que não é uma tarefa fácil empreender no nosso país. Acredito que deve ser ainda mais complexo fazer isso de cima de um salto alto! Portanto, deixo aqui a minha admiração às podeROSAS que sem saber se é possível ou impossível empreender, dia após dia fazem com que suas empresas se destaquem. Não foi à toa que escolhi como minha sócia uma mulher doce que me traz para terra quando sonho demais e que me tira do chão quando não consigo ver além dos números.

Gabriel Schon Moreira é formado em Economia pelo Mackenzie, possui mais de 05 anos de experiência em projetos de melhoria de processos organizacionais, com foco em processos financeiros e back office, em maturidade em processos, avaliação de riscos em projetos de capital, mediação de conflitos e gestão de projetos. Atuou no mercado de consultoria para grandes clientes tanto nacionais como internacionais. Em 2014, junto com sua sócia, abriu as portas da UP2U, oferecendo um espaço alegre, agradável e acolhedor para os seus clientes, possibilitando que trabalhem com foco exclusivo na construção e desenvolvimento do seu negócio.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você