[ editar artigo]

Dia Mundial Contra o Câncer

Por Marcelo Grassano

Receber o diagnóstico de câncer é sempre um momento difícil! Alguns encaram como uma sentença de morte, alguns como um momento de repensar a vida e outros não sabem sequer como encarar.

Graças aos avanços no tratamento do câncer o diagnóstico tem se tornado cada vez menos uma sentença, principalmente para aquelas pessoas que enxergam a doença como mais uma barreira das tantas que precisamos passar durante a nossa vida.

Contudo, mesmo para aqueles que decidem enfrentar o câncer com força e valentia, o tratamento traz sim uma mudança em sua rotina. O tratamento pode afetar desde o humor do paciente até o gosto pela comida, passando muitas vezes por alterações físicas como a perda dos cabelos e inchaço. Os efeitos colaterais como as náuseas, enjoos, vômitos e até a debilidade física, principalmente nos dias que seguem à quimioterapia, também afetam drasticamente o dia a dia da pessoa em tratamento.

Fonte da imagem: Agência Bolacha

Com todas estas alterações, a manutenção do trabalho formal se torna um desafio. Para aqueles que encaram o tratamento pela rede pública de saúde, soma-se ainda à rotina as longas esperas nos hospitais e centros de exames e atendimento.

Então, como saber se será possível trabalhar durante o tratamento? A resposta depende de três fatores importantes:

  • Qual será o tratamento e seus efeitos colaterais?
  • Quais são suas condições gerais de saúde?
  • Qual o tipo de trabalho atual?

Para o primeiro, procure entender com seu médico quais serão os efeitos colaterais e a periodicidade das sessões de tratamento. Pergunte a ele o que pode ser feito para reduzi-los, sem comprometer o tratamento. Já no ambiente de trabalho, será necessário utilizar toda a flexibilidade disponível como horários alternativos e home office. Se você possui remuneração variável na empresa em que trabalha, negocie suas metas com seu chefe e faça um planejamento para uma redução do salário durante o tratamento.

E se você empreende? Diminua seu ritmo, delegue e saia de situações que exigem um esforço maior, realize suas ações de casa e em horários alternativos.

Você ou algum conhecido já passou por essa dificuldade? Conte para nós como foi!

Seu exemplo também pode inspirar e transformar a vida de outras pessoas.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você