[ editar artigo]

Seu potencial financeiro sendo consumido...

A partir de 10 de Junho de 2013, passamos a conviver com uma novidade em nossa rotina de consumo: todos os cupons fiscais trazem em destaque, o valor de impostos incidentes naquele produto ou serviço. Uma informação útil, mas e o que isso impacta na sua vida realmente?

Fonte da imagem: queroficarrico.com

Somos um dos países de maior carga tributária do mundo e pior retorno em serviços públicos de qualidade. Somos também um país com baixo grau de educação financeira e grande oferta de crédito a altas taxas de juros. Será que este conjunto pode nos dar alguma pista para que você possa responder à pergunta?

Consumimos desregradamente por impulso, aceitamos créditos abusivos e nem se quer cogitávamos saber qual a carga tributária que estávamos pagando. Pare para imaginar o quanto do seu dinheiro você desperdiça ou doa (como preferir chamar...), bancando juros e impostos nas mais diversas situações. E nem vamos colocar em discussão se isso é justo ou injusto, vamos apenas pensar em nossa postura diante deste cenário que é real.

Até o mês passado, Maio, trabalhamos exclusivamente para pagar impostos ao governo. São 5 meses para cobrir a sua carga tributária de cidadão! Sem contar os tantos meses de compras financiadas, em suaves parcelas mensais, que muitas vezes se estendem por anos.

Seu dinheiro custa muito caro! Por esta ótica, talvez fique mais claro entender por que é tão importante ter consciência do seu padrão de consumo e de aprender a negociar desconto em compras à vista. Ter consciência de planejar para ganhar dinheiro e formar uma boa renda, planejar para consumir sem futilidades e gastar seu dinheiro com bom senso, planejar para investir e multiplicar o seu capital, planejar para proteger seu patrimônio, planejar para garantir um futuro sustentável e tranquilo. Só assim conseguimos viver entre juros e impostos por todos os lados, que cada vez mais consomem nosso potencial financeiro.

Planejamento, bom senso e disciplina: a tríade necessária e que deve ser exaustivamente treinada em sua vida financeira. Com essa prática, o tão desejado equilíbrio entre o que entra e o que sai de dinheiro de sua vida, acontece finalmente, apesar de todas as dificuldades citadas. Este é o único ponto que depende unicamente de você, para se alcançar uma vida financeira melhor.

E voltando à nossa pergunta inicial: será que a exposição do valor dos impostos nos cupons fiscais criará uma visão mais crítica e trará um comportamento de consumo mais consciente? Veremos...

$uce$$o!!!

Elaine Mello é Nutricionista graduada pela PUC Campinas (1995); Especialização em Nutrição Clínica Preventiva pela UNIMEP; Consultora em Gestão de Negócios certificada pela TMH – Thompson Management Horizons do Brasil; Consultora em Comércio Exterior certificada pela AEXPORT; Trader no mercado de ações, índices futuros e opções ; Certificação avançada em ‘Sistemas de Operação e Análise Estatística’ pela OperAção; Agente autônoma de investimentos credenciada pela Comissão de Valores Mobiliários; Sócia-diretora da Pyxis Academia de Investimentos; Idealizadora do projeto “Bolsa e Batom – A vez da Mulher Investidora”; Instrutora de Coaching para iniciantes em Bolsa de Valores; Ministrante de palestras, cursos e workshops sobre Inteligência Financeira e Mercado de Capitais.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você