[ editar artigo]

Sócias, até quando?

Por Flávia Beduschi Coelho

Sócias, até quando?

Algumas pessoas que estão começando vêm me perguntar como escolhi minha sócia, o que fazemos e como levamos a empresa de um modo tão harmônico. Então hoje eu venho contar para vocês como trabalhamos na Elemental  para que continuemos, além de sócias, melhores amigas.

 

Fonte da Imagem: Trevisart Estúdio Fotográfico

1. PLANEJAMENTO

Fora os planejamentos básicos de comunicação e administrativos, conversamos sobre como e quando iríamos largar nossos empregos, como faríamos a divisão dos investimentos, aonde gostaríamos de chegar, quanto gostaríamos de ganhar, quantos eventos “pegaríamos” por mês. Conversamos sobre o que uma espera da outra, quem é responsável pelo que e como o trabalho seria dividido no dia a dia. Fizemos um contrato que foi escrito por nós mesmas em que definimos quantos dias de férias cada uma tem direito e como isso será acordado, discutimos todas as licenças, folgas, salários, comissões, descontos que podemos dar para amigos, descontos especiais para a família etc. Tudo isso deve ser conversado no início e também é essencial, pasmem, que se converse sobre como a empresa vai acabar, colocando uma solução para todos os tipos de situações (brigas, viagens, desistência etc.).

2. COMUNICAÇÃO

Nós não temos vergonha de perguntar. Não julgar, não duvidar, perguntar! Principalmente quando o assunto é financeiro. Vejo muitas sociedades em que não há comunicação e que qualquer pergunta sobre o assunto é levada em tom de desconfiança. Eu e a Mariah perguntamos “oi, eu vi um gasto de R$3,00 na conta, você pode me dizer do que foi?“, “foi do café”. Ok. Pronto. Resolvido. Sem drama. A comunicação é importante no dia a dia de trabalho. Qualquer coisa que te incomode, você pode falar de uma forma amorosa e respeitosa. Melhor resolver logo do que guardar, tá?

3. SINTONIA

Infelizmente sintonia não se adquire, se tem. Quando falam que sociedade é um casamento, pode acreditar que é mesmo. Escolha uma pessoa que você já tenha afinidade de cara, que você nunca (ou poucas vezes) tenha brigado, que haja respeito mútuo, que os ideais batam, que tenha a mesma vontade de trabalhar que você e que, assim como se escolhe um namorado (a), você sinta que é a pessoa certa. O mais importante é: se o que você mais deseja na vida é abrir um consultório veterinário, não adianta chamar sua amiga que sonha ser estilista pra ser sua sócia, porque ela não vai corresponder suas expectativas. Escolha uma pessoa que tenha o mesmo sonho que você, só assim vocês poderão ser felizes até que a aposentadoria os separe.

E você tem uma história de sociedade para compartilhar? Escreva para a gente: contato@empreendedorismorosa.com.br

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você