[ editar artigo]

Surpreenda-SE

Surpreender. Uma palavra mágica que transmite emoção, uma leve agitação, entusiasmo e muitos sorrisos.

A maioria das pessoas vive paralelamente em dois Mundos. No Mundo Real, cruzamos com pessoas todos os dias, fazemos novas amizades (no trabalho, na faculdade, na academia e até na fila do supermercado), e diariamente geramos novos contatos, aumentando assim, a lista de presentes a cada final de ano. Estabelecemos amizades além da vizinhança e surpreender essas pessoas tornou-se muito fácil. Em qualquer dia, qualquer data, podemos fazer uma surpresa para quem amamos e queremos bem, um buquê de rosas, uma cesta de chocolate, um porta-retrato, um bichinho de pelúcia, uma caixa de bombom, livros, louças, sapatos e laços.

Fonte de Imagem: Google

Agora, como surpreender os amigos do outro Mundo, o Mundo Virtual? Sim, a maioria de nós tem muitos amigos na lista, por exemplo, do Facebook. No Natal do ano passado, lembro-me que queria de alguma forma criar um laço de amizade mais humano com meus amigos da rede social Facebook. A vontade era colocar uma mochila nas costas e sair pelo Brasil conhecendo um por um, descobrir como era o aperto de mão, o Bom dia, Bom Tarde, Bom Noite, ter um contato de verdade, sentar e prosear. Como não tinha condições financeiras de realizar esse desejo, o jeito foi ficar imaginando muitas situações. Inquieta e sem me contentar com um “não”, busquei alternativas de várias maneiras!

Em uma bela noite de sábado, assistindo aos vídeos do Caderninho da Bel Pesce no Youtube, me deparei com uma grande surpresa! Em dos vídeos, ela dizia que devíamos surpreender nossos amigos com algo simples e especial, como por exemplo, uma cartinha feita à mão! E aquilo contaminou meus pensamentos, a emoção bateu, coração ficou agitado, e pronto: iria fazer cartinhas à mão para meus amigos virtuais.

Nessa mesma noite, escrevi um post em meu mural, expondo minha ideia e emoção, e solicitando aos meus amigos seus endereços, pois iria enviar uma lembrancinha de Natal. Imagine você, que para quem na época tinha 800 amigos, se 50% resolvessem enviar seus endereços, teria que contratar uma ajudante de cartas! Mas claro, imaginava que nem 1% iria me responder, afinal, quem iria acreditar que eu enviaria mesmo uma cartinha? Qual foi a surpresa que recebi 40 endereços de vários estados do Brasil! Emoção a flor da pele, e também muita responsabilidade! Palavra dada, a palavra tinha que ser cumprida.  Passei uma madrugada inteira escrevendo a mão 40 cartinhas com mensagens de Natal e Ano Novo, algumas pelo grau de amizade, mais profundas, mas dentro de todas coloquei sementinhas de girassóis para que iluminassem seus jardins o ano inteiro.

Ufa, deu até uma dorzinha nas mãos, e agora vamos aos Correios! Mas quem disse que as cartinhas passavam? Nenhuma delas devido as sementinhas no envelope! Imagine o meu desespero! Mas não desanimei, fui à outra unidade dos Correios, muito esperançosa consegui passar as 40 cartinhas! Foi de Santa Catarina até para Bahia.

O resultado foi surpreendente, recebi fotos dos girassóis plantados, outros nascendo depois de meses, presentes, caixa de chocolate, ursinhos, pulseiras, e deliciosas mensagens no Facebook.  Pronto, havia conseguido estabelecer um contato mais real através da minha caligrafia, das palavras e claro, da emocionante surpresa de receber uma cartinha em pleno século XXI!

Aproveite este Natal e surpreenda quem está mais longe de você, de uma forma simples, mais que toque o coração.

Feliz 2014.

Pâmela Bressan é voluntária na AIESEC de Criciúma, trabalha na área de intercâmbios sociais na região e, por coincidência, adora viajar e fazer amizades. É Anfitriã e Embaixadora da Semana Global de Empreendedorismo na cidade de Tubarão e Diretora do projeto Nacional Universitários Acima da Média em SC, uma organização voltada para a inspiração, desenvolvimento e capacitação do jovem estudante, disseminando empreendedorismo, e estimulando o despertar do jovem para alcançar seus objetivos e mudar o mundo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você