[ editar artigo]

Toda mulher precisa de um tempo

Por Luciana Cavalieri

Camila Pires é apaixonada por facilitar a transformação de pessoas para um novo mundo. Fundadora e Diretora Executiva da Rede Indigo, é a criadora da metodologia de gestão consciente, com foco na decisão consciente, que inclui intuição, razão e emoção. Foi reconhecida com o Prêmio MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise no critério liderança em gestão do conhecimento por seu trabalho no Grupo EBX. É formada em Comunicação pela PUC-Rio, especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial pela Coppe/UFRJ, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, formação executiva internacional pela Ohio University e cursou inovação em Berkeley, EUA. É coach com formações reconhecidas pela International Coaching Federation e qualificada para aplicar testes de perfis psicológicos e inteligência emocional, além de ser pós-graduanda em Neurociências Pedagógicas.

Fonte da imagem: Google

Qual é a importância do trabalho desenvolvido para mulheres empreendedoras?
A mulher empreendedora precisa conciliar múltiplos papéis e, muitas vezes, acaba se esquecendo dela mesma. O estereótipo da mulher multitarefa, com o telefone no ouvido, laptop e filho no colo, na verdade é um mito. O cérebro funciona de maneira focada, dando atenção a uma coisa de cada vez. Quando fazemos várias coisas ao mesmo tempo, na verdade “viramos a chave” do foco várias vezes, o que aumenta o estresse e prejudica o desempenho. Quando aprendemos a lidar com a necessidade de dar atenção a muitos assuntos, sejam profissionais ou pessoais, de forma adequada, conseguimos alinhar nossa percepção de tempo interno com o tempo do relógio. A sensação de estar sempre com alguma pendência, sempre atrasada, sempre correndo, pode ser trabalhada com priorização, planejamento e respiração.

Quais foram os dados mais importantes que você já analisou com relação ao trabalho feminino?
Na Rede Indigo, 80% das clientes são mulheres. Percebo que o público feminino tem mais abertura e interesse em investir em programas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Nas sessões de coaching e nos treinamentos, observo também que mulheres geralmente têm uma autocobrança muito grande e, muitas vezes, têm dificuldade para contabilizar seus próprios feitos ou observar seus pontos fortes. Nós, mulheres, precisamos criar um espaço na agenda para cuidar de nós mesmas. E não estou falando de academia, mas de uma pausa para olhar mais profundamente para nossas necessidades, nossas emoções, nossos interesses.

Como a Rede Indigo apoia as mulheres nesse processo?
Eu percebia que as minhas clientes mulheres eram muito abertas ao autodesenvolvimento e às vezes até se cobram demais, esquecendo-se de olhar para as próprias necessidades.

Além disso, muitas pessoas me procuravam pedindo um formato mais ágil de coaching, mas isso não é possível, pois é um processo de transformação que necessita de aprofundamento e continuidade. Foi aí que criei o INDIGO SPA, uma experiência de coaching para as mulheres darem um tempo para si mesmas, refletirem e relaxarem. Como na Rede Indigo baseamos nossos trabalhos nas neurociências, criamos diferentes estímulos sensoriais e intelectuais para favorecer o processo de aprendizado. É um dia leve, porém, bem produtivo, pois todas saem com algo concreto, além de algumas amizades e parcerias profissionais que surgem das trocas.

Como funciona o Indigo SPA?
O INDIGO SPA – Sensibilização, Planejamento, Ação é um evento de coaching, relaxamento e networking exclusivo para mulheres. É um dia inteiro de atividades num espaço aconchegante, preparado para auxiliar no processo de reflexão sobre a vida, a carreira, os sonhos, além de favorecer a troca de experiências com outras mulheres que vivem os mesmos dilemas. Na chegada, todas “descem do salto” e já ganham um chinelinho para ficarem confortáveis. Fazemos uma palestra de sensibilização, exercícios de coaching, dinâmicas reflexivas e participativas, além do toque de spa, com atividades de relaxamento e refeições gostosas servidas no próprio local.

Pretende expandir o trabalho para outros estados?
Sim. Nossa proposta é realizar o INDIGO SPA, a cada trimestre, no Rio, sempre com temas e atividades diferentes, e levar para São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre. Se alguém quiser levar para sua cidade, é só falar com a gente contato@redeindigo.com.br.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você