[ editar artigo]

Tudo sob controle, perfeição garantida: #SQN

Por Janaína Passos do site Maternarum

Estes dias escutei uma frase que mexeu muito comigo. Um professor querido e admirado por mim falou a seguinte frase: “O grande erro de nós administradores é que queremos controlar tudo, até as coisas incontroláveis!”

De fato! Isso me remeteu a pensar em duas coisas em especial.

Fonte de Imagem: Confeitaria Meg

1. O que se espera de administradores, consultores, enfim, o que as pessoas que estão empreendendo esperam de nós é uma fórmula matemática (e mágica) que vá colocar seus negócios nos eixos. Que vá fazer com que o seu negócio alcance a tão sonhada perfeição: o momento em que o dinheiro está entrando, o trabalho não está exaustivo, os processos estão todos bem definidos e todas as pessoas envolvidas estão satisfeitas. Com eficiência e eficácia, claro!

2. Este nível de organização não é obrigatório e nem estático/vitalício! Ou seja, podemos viver sem a perfeição e se a alcançarmos, não significa que nossa empresa vai estar perfeita para sempre.
Não estou dizendo que não precisamos de organização, planejamento e controle. Precisamos demais! Ainda mais para quem é mãe e empreendedora ao mesmo tempo! Sem estes princípios definitivamente fica difícil unir as duas tarefas sem muito stress!

O que gostaria de dizer é que, embora os negócios precisem de ajustes constantemente, eles sempre terão algo que foge o nosso controle! E isso não é o fim do mundo!

Se hoje nós conseguirmos deixar nosso negócio organizado, nossa produtividade a mil por hora, tudo certinho e nos conformes, amanhã pode ser que tudo não esteja tão perfeito assim. Porque existem muitas variáveis que não podemos controlar. Nosso humor, nossa capacidade de trabalho, as expectativas dos nossos clientes, os prazos de entrega de nossos fornecedores, os resfriados de nossos filhos, que nos impedem de trabalhar e acumulam-se coisas e mais coisas. Enfim, por aí vai. Uma longa lista de coisas que podem mexer com o “perfeito controle” do nosso trabalho e nossa empresa.

O que vale é saber que estamos fazendo o melhor. Controlando o que podemos controlar. Melhorando o que podemos melhorar. Planejando e executando com otimismo e com bons resultados! Sem se cobrar a perfeição, sem se frustrar com o que não dá 100% certo e sem esperar que outras pessoas (administradores, consultores) tragam uma fórmula mágica! Eles (nós) vão apenas ajudar! O sucesso, não a perfeição, no controle de nosso negócio vai ser conquistado com muito trabalho e jogo de cintura!

E viva a imperfeição!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você