[ editar artigo]

Um bom começo!

Por Ravi Brasileiro

O sorriso é sempre um bom começo. Inicio então convidando você a sorrir comigo, seja qual for o motivo. Se tiver alguma pessoa próxima a você, sorria para ela, vai ver como é gostoso receber um sorriso de volta.

Nessa nossa rotina empreendedora os desafios são tantos que às vezes parece que tudo é conflito e tensão. Como disse o ilustre Alan Costa, em outra pROSA por aqui, não há uma boa história sem esses dois fatores. Contudo o significado que damos a cada situação em cada instante é completamente nosso. O controle dos nossos pensamentos gera uma reação em cadeia muito poderosa, o significado que você dá a cada coisa está de certo modo enraizado em seu modelo mental. No livro "O segredo de uma mente milionária", Harv Eker, explica que pensamentos geram sentimentos, que sentimentos geram ações e que ações geram resultados.

Simples, não? Mas como é que vamos controlar o tal do pensamento, que está sempre a mil, desordenado e veloz como um furacão? Como é que eu faço para começar a escrever um artigo sobre determinado tema, sem me perder nessa teia de ideias que me seduzem para um emaranhado de pensamentos sem fim?

Retorno ao início, procuro esvaziar a mente, inspiro profundamente e, soltando o ar, começo com um bom sorriso.

Fonte da Imagem: Estúdio Trevisart

O sorriso, por mais sutil que seja - como aquele do canto da boca e que levanta a sobrancelha - muda a tua forma de encarar o dia e definitivamente muda a forma como os outros te encaram. Não sou um perito em sorrisos nem sorrio o tempo inteiro, mas ah... Quando eu me lembro... Qualquer pensamento negativo se dissolve na hora e olho mais otimista para a situação que me encara naquele instante. Isso me traz vigor, potência e vontade de realizar o que for preciso, afinal, nessa vida de empreendedor precisamos de muita energia para dissolver tanto conflito e tensão. Outra frase do Harv Eker me chamou muito a atenção: "Se um problema é grande demais para você, é porque você está pequeno demais para ele".

De fato fui percebendo que alguns tipos situação que já foram grandes problemas para mim hoje são meras tarefas do cotidiano. Elas já são tão comuns que não me apavoram, pois sei que tenho total capacidade de resolver. Você também irá notar que vários de seus antigos desafios hoje são triviais. Outros, contudo, ainda soam mais problemáticos, e muitas vezes de fato o são. Mas será que tão problemáticos assim? Será que a gente não está enxergando como problema situações que temos total capacidade de solucionar, que outra pessoa já solucionou ou que algum parceiro possa resolver? Quais problemas valem realmente a nossa máxima atenção?

Aqueles que queremos solucionar. Para eles é que empreendemos. Criamos soluções para os problemas das pessoas, trazendo benefícios, que lá no fim, semeiam alegria. E quando eu vejo alguém semeando a alegria no mundo eu sorrio.

Sabe de outra coisa que pode ser ainda mais poderosa que um sorriso?

Um abraço

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você