[ editar artigo]

Um recado do Vale do Silício, para você, MULHER que nos acompanha

Um recado do Vale do Silício, para você, MULHER que nos acompanha

Em 2004, Sheryl Sandberg, na época Vice-Presidente de Vendas Globais e Operações Online da Google, percebeu que no estacionamento da empresa não havia vagas para grávidas. Estando ela própria nos últimos meses de gestação, andou por metros no estacionamento até finalmente chegar à reunião para a qual estava atrasada.

Em 2008, já como COO do Facebook, negociava na empresa de um grande cliente quando precisou ir ao banheiro. Então ficou sabendo que naquele andar da diretoria não havia nenhum banheiro feminino.

A pergunta que ela se fez foi óbvia: “Será que sou a única mulher no topo das empresas?” Em 2010, Sheryl deu uma palestra no TED para falar sobre isso. A palestra gerou extraordinária repercussão nos Estados Unidos e ela resolveu contar sua experiência num livro, lançado em 2013, chamado Lean In (traduzido como “Faça Acontecer”, no Brasil, publicado pela Companhia das Letras, 2013). No livro, a executiva fez apelo para que mulheres internalizem a revolução feminista pela qual suas mães e avós lutaram no passado e possam, de fato, superar barreiras interiores que freiam a vontade de alcançar posições de lideranças.

A partir do livro, a mensagem de Sheryl se propagou para vários países e surgiu o instituto Lean In, que desenvolve material para promover a liderança feminina para um mundo igualitário entre os gêneros. Uma dessas estratégias é apoiar com metodologia e com uma plataforma na internet a criação de círculos de empoderamento feminino, autorregulados, chamados de Lean In Circles.

Em 2015 fiz brotar a iniciativa de replicar o Lean In Circle Empreendedorismo Rosa Brasil em Curitiba, trazendo para a cidade o papel de protagonizar iniciativas dentro do empreendedorismo, intraempreendedorismo e liderança feminina. De lá para cá foram mais de 1000 mulheres impactadas com o programa, formando mais 43 circles nos estados do Paraná e Santa Catarina, todos facilitados por mim.

Para 2020 estamos em fase de expansão do programa, contando com mais uma facilitadora, Andressa Ramos, que fez o programa e faz parte do time do Empreendedorismo Rosa.  Nosso objetivo é levar o programa de 12 horas de imersão para outros estados, o modelo online e In Company.  Se você tiver interesse em uma destas modalidade entre em contato pelo email contato@empreendedorismorosa.com.br para customizarmos para sua empresa, seu grupo de trabalho ou de amigas.

E para quem já fez, estamos com uma segunda fase do programa, que já está com as inscrições abertas AQUI.

HOJE trazemos em primeira mão, um recado de nossa mentora e líder inspiradora, Sheryl Sandberg, te convidando a fazer parte destes círculos de mulheres que juntas fazem o real empoderamento feminino acontecer.

Venha fazer e acontecer com a gente!

Grande abraço,

Lênia Luz

Fundadora do Empreendedorismo Rosa

 

Empreendedorismo Rosa
Lênia Luz
Lênia Luz Seguir

Mentora Fundadora do Empreendedorismo Rosa Líder do Comitê Empreendedorismo no Grupo Mulheres do Brasil – Núcleo Paraná Lider do Lean In Circle ER Brasil Há 7 anos criou uma marca que se tornou um negócio e que hoje é seu real propósito de vida: o Em

Ler matéria completa
Indicados para você