[ editar artigo]

Uma vez ao dia, desacelere

Por Tatiana Girardi

Ansiedade, pressa, correria, aceleração, respiração ofegante, agenda lotada: atualmente é assim que a grande maioria de nós inicia e termina o seu dia, inclusive aos finais de semana.

Temos a angustiante impressão de que não daremos conta de tudo o que precisamos fazer nas 24 horas disponíveis no nosso dia e muitas vezes realmente não conseguimos... E terminamos frustrados.

Isso tem a ver com você? Pois é, não se sinta só, pois tem a ver com a maior parte da população atual.

A questão é: precisamos dessa aceleração toda? Será que estamos acometidos da “Síndrome da Urgência” e viciados na sensação de adrenalina que ela nos dá? Será que consideramos “status” o fato de estarmos sempre superocupados e sem tempo? É tão louco que quando temos alguns momentos de ócio até nos sentimos mal, sem norte, perdidos.

Fonte: Google

Isso vale tanto para os dias úteis como também para os finais de semana, os quais queremos aproveitar tudo até o último minuto, e quando chega a segunda-feira nos sentimos cansados, afinal, descanso e ócio de fato, não nos permitimos ter.

Toda essa aceleração nos faz desempenhar muitas das nossas atividades no piloto automático, ou seja, simplesmente repetimos coisas e não as aproveitamos de fato.

Então como fazer e o que fazer para termos momentos de desaceleração no nosso dia?

Algumas dicas:

√ Conceda-se pequenas pausas e nestas faça o que gosta;
√ Faça que seus gestos sejam mais lentos;
√ Saboreie lentamente o que estiver comendo ou bebendo;
√ Crie um ritual de calma;
√ Silencie-se;
√ Medite por alguns minutos;
√ Alongue-se;
√ Leia um trecho de algo tranquilizante.

Enfim, crie momentos nos quais você possa desacelerar para se aurir de novas energias e continuar seu dia de forma mais serena e tranquila. Certamente será muito mais produtivo.

Permita-se, ao menos uma vez ao dia, desacelerar.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você