[ editar artigo]

Valor compartilhado e empreendedorismo: Ideias para inspirar mulheres

Muito tem se falado em sustentabilidade, bem como críticas surgem às indústrias quanto ao impacto ambiental, social e/ou econômico nas comunidades em que estão inseridas. Pensando nisso, Michael Porter e Mark Kramer, da Universidade de Harvard (EUA) desenvolveram o conceito de Valor Compartilhado, em que empresa e comunidade se desenvolvem juntas. A Arauco do Brasil tem trabalhado incorporando esse conceito nas suas diretrizes e nos municípios onde está presente, estimulando o empreendedorismo de mulheres e homens interessados em desenvolver um projeto próprio.

Foto: Arquivo Pessoal

Seguindo esta diretriz a Arauco desenvolveu, em parceria com prefeituras e outras empresas, o programa Jovem Empreendedor em 2012, para despertar o empreendedorismo e capacitar jovens a desenvolver projetos sustentáveis com a oferta de produtos e serviços localmente. O início foi em Jaguariaíva e Arapoti, e depois se estendeu para Piên, Mafra, Rio Negro, Rio Negrinho, municípios onde a empresa também está presente.

Este ano, nós da Arauco, tivemos o privilégio de conhecer o Empreendedorismo Rosa e juntos, unimos forças e ideias para desenvolver um projeto piloto em Jaguariaíva e Arapoti com ações de mobilização e empoderamento de mulheres. Alinhando nosso trabalho aos Objetivos do Milênio, com os quais a Arauco é comprometida, essa ação busca Promover a Igualdade de Gênero e Autonomia das Mulheres. Tendo em vista que na região muitas delas não trabalham, e que muitas vezes surgem oportunidades de desenvolver uma atividade e gerar renda, mas que nem sempre é algo direcionado ao perfil feminino. Serão três frentes de trabalho do projeto: 1) potencializar empreendedoras já existentes; 2) estimular novas oportunidades; e 3) incentivar o intraempreendedorismo nas empresas.

E essa é nossa proposta: estimular essas mulheres a refletir e querer desenvolver uma ideia talvez até fora do comum. Pensamos também que deveríamos incentivar as empreendedoras já estabelecidas para que cresçam e conheçam a força do networking. Nossa primeira ação será no dia 16 de outubro em Arapoti. E esse é só o começo! Em breve realizaremos mais ações em parceria buscando incentivar o empreendedorismo feminino. Aguardem novidades!

 

Fernando Lorenz é Engenheiro Naval formado pela USP-SP. Tem grande experiência como Diretor Geral, Diretor Comercial e de Marketing de grandes grupos internacionais com foco no desenvolvimento de negócios. Tem experiência multicultural tendo trabalhado para empresas em diferentes países (Brasil, Argentina, Itália, Espanha e Suécia). Experiência em Lean System e Total Quality Control. Atua hoje como Diretor de Assuntos Corporativos na Líder mundial na fabricação de produtos florestais sustentáveis e líder em produção de painéis da América: Arauco do Brasil.

Sobre a ARAUCO
A Celulosa Arauco y Constitución S.A (ARAUCO) é líder global em gestão florestal sustentável e na fabricação de produtos florestais sustentáveis. Com sede em Santiago, Chile, a Arauco gera emprego para 40.000 pessoas em todo o mundo, através de operações florestais e industriais no Chile, Argentina, Brasil, Uruguai, Estados Unidos e Canadá e uma rede de escritórios de vendas internacionais.
A Arauco possui compromissos explícitos com seu entorno, que visam construir relações permanentes e de colaboração mútua com as comunidades, estabelecer uma comunicação transparente, promover o uso sustentável dos recursos naturais e incluir padrões de classe mundial em suas operações.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você