[ editar artigo]

Vendendo seu peixe em outro idioma

Falar outro idioma de forma fluente é um sonho para muitos, uma realidade para poucos e uma ilusão para outros. Quem pode afirmar que fala outro idioma fluente? Somente aquele que for capaz de expressar as suas opiniões, anseios e necessidades de forma natural, com o vocabulário adequado à situação e pessoa. Se esse não é o seu caso, talvez você ainda não tenha chegado lá. Mas não desanime, cara empreendedora.

Fonte da imagem: ehow.com

Você sabe por que estou trazendo esse assunto à tona? A minha dúvida é: você consegue vender o seu produto ou serviço em outro idioma? Com a abertura do mercado internacional, desburocratização da importação e exportação e maior visibilidade do Brasil no exterior, você pode deparar-se com uma situação em que precise falar do seu negócio em inglês. Lembre-se que com o inglês, você pode falar com investidores de todo o mundo. Nunca se sabe quando você precisará fazer um pitch* da sua empresa.

Algumas dicas para um pitch eficiente em inglês para quem não é fluente:

  • Busque conhecer o vocabulário do mundo de negócios em inglês, especialmente da sua área de atuação. Muitos termos podem ser encontrados em sites brasileiros com o intuito de ajudar quem ainda não domina outra língua.
  • Caso não esteja estudando inglês, peça ajuda a uma amiga que fale inglês para te auxilie ou busque sites que tenham pronúncia das palavras e expressões.
  • Treine com alguém que fale bem como expressar alguns pontos do seu negócio como: qual o seu produto ou serviço, o seu mercado de atuação e os seus diferenciais.
  • Tenha no seu site as principais informações sobre a sua empresa em inglês, bem como slides em um pen drive ou até mesmo em um release impresso. Neste caso, procure ser mais minucioso, incluindo números, depoimentos de clientes satisfeitos e metas a médio prazo.
  • Tenha mais de uma versão da sua apresentação em mãos, uma para clientes em potencial, outra para investidores. O foco e informações devem ser diferentes neste caso.
  • Tudo pronto? Então, capriche na pronúncia, encha o peito de coragem e venda seu peixe, dessa vez, em outro idioma.

    *Pitch é uma apresentação curta, normalmente com duração de 3 a 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse de um possível investidor ou cliente.

    Débora Carvalho é fundadora da Fluency School. Formada em Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal, leciona inglês e português para todas as faixas etárias, para objetivos diversos, trabalha como tradutora e intéprete. Está sempre em busca da fluência no inglês e aperfeiçoamento do ensino da língua através de cursos de especialização dentro e fora do Brasil ao longo de 17 anos atuando na área. Estuda inglês desde os 8 anos, pois queria entender as letras das músicas estrangeiras que sua mãe ouvia. Sempre se interessou por empreendedorismo feminino e a posicionamento da mulher no mundo dos negócios.

    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa
    Empreendedorismo Rosa Seguir

    Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

    Ler matéria completa
    Indicados para você