[ editar artigo]

Você sabe o que é uma Incubadora de Empresas?

Em um ambiente com alta taxa de mortalidade de empresas – já que cerca de 25% dos empreendimentos não sobrevivem aos dois anos - incubadoras de empresas constituem um canal interessante para o fortalecimento do empreendedorismo no país.

Fonte da imagem: Empreendedorismo Rosa

Uma incubadora é um ambiente com o objetivo de apoiar empreendimentos inovadores nascentes, oferecendo espaço físico subsidiado e suporte gerencial por meio de qualificação, assessoria e consultoria aos participantes. Uma empresa que participa de um processo de incubação recebe, ao longo de um período médio de 2 anos, apoio para definir estratégias de mercado e organizar a empresa de acordo com as melhores práticas de gestão, melhorando sua competitividade e condição de sobrevivência no mercado.

Uma incubadora de empresas pode apoiar apenas empreendimentos de base tecnológica, empreendimentos tradicionais ou mistos, mas o foco de todas as organizações é o conteúdo inovador dos projetos.

No Brasil há mais de 380 incubadoras distribuídas em todo o território nacional, dos mais variados tipos. Somente em Curitiba há 5 instituições, todas ligadas a alguma instituição de ensino ou de desenvolvimento tecnológico, que são Universidade Positivo, UFPR, UTFPR, Senai e Tecpar.

A Anprotec – Associação Nacional das Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores é a instituição líder da atividade no Brasil e atualmente conta com aproximadamente 280 associados.

Leide Albergoni é Economista, Mestre em Política Científica e Tecnológica. Coordenadora da Incubadora da Universidade Positivo.

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você