[ editar artigo]

Vozes que clamam: Empodere-me!

Por Lênia Luz

Já não me recordo quantas vezes falei sobre empoderamento feminino, desde que comecei a atuar no cenário ROSA do empreendedorismo, mas foram muitas e muitas vezes.

Quando sonhei o Empreendedorismo Rosa por certo a palavra empoderamento não foi o que me moveu, foi sim o desejo de compartilhar histórias de vida de tantas e tantas mulheres que fui conhecendo ao longo de minha trajetória empreendedora, histórias que inspiram. Mas ao participar de tantos eventos e ouvir em 99% deles a palavra empoderamento, empowerment, resolvi mergulhar em uma literatura que me fizesse desbravar o tema. Nesta busca de informação encontrei um vídeo que compartilhamos aqui no blog, ano passado, que falava da podeROSA do Facebook: Sheryl Sandberg e no dia seguinte compartilhamos um vídeo que a ONU fez em homenagem ao Dia Internacional da Mulher tais vídeos me “chaparam”. Foi então que estimulei a equipe ROSA para construímos uma palestra que eu batizei de “Eu te empodero, você me empodera, nós nos empoderamos”. Em cada lugar que estivemos, vimos o impacto causado em cada pessoa que esteve conosco.

Fonte: Google

Esta semana falarei sobre este tema em três lugares, para diferentes públicos. Mulheres de baixa renda do interior do estado do Paraná, estudantes de Engenharia do ABC PAULISTA e mulheres empreendedoras/intraempreendedoras ou que desejam empreender em São Paulo. Estava ouvindo a música, pela enésima vez, e reestruturando as palestras quando me veio um choro muito forte e me senti transportada para perto destas mulheres que ainda não conheço e de tantas outras que conheço. Como que se pudesse sentir que, naquele momento, meu sentimento de dor talvez fosse algo que elas sentissem também. Você pode estar achando tudo isso uma grande viagem e até parar de ler o texto aqui. Mas quero lhe dizer que quando estamos comprometidos com o que fazemos é desta forma que sentimos o mundo. Ao mesmo tempo em que veio a dor, veio à alegria de saber que conheço tantas mulheres que estão traçando seu novo caminhar, depois de viverem cativas em si mesmas ou cativas de alguém ou de uma situação. Eu vivi uma história que me levou ao empoderamento sem saber absolutamente o que era isso, tive que me empoderar com as ferramentas que tinha. Hoje ainda passo por um grande processo de construção, afinal nunca ficamos prontos, não é mesmo?

Em um tempo onde falamos de compartilhar, engajamento, colaboração que possamos levar a sério nossa missão no mundo, que vai além de ganharmos dinheiro e termos uma vida boa e tranquila e com isso vermos nosso negócio crescer. Que estejamos atentos às pessoas que estão passando por nós, particularmente em nosso empreendimento, sócios, funcionários, clientes ou parceiros. Pois se nosso empreendimento tem uma missão no mundo, talvez uma delas seja estar CONECTADO de fato a quem faz parte de nosso dia a dia empreendedor.

Hoje, neste exato momento, que continuo ouvindo One Woman, empoderamento é ouvir e acolher, mesmo que aqui em meu Home Office, a voz de tantas mulheres que sofrem, choram, conquistam, sorriem e buscam apenas serem elas mesmas.

Beijos de vamos empoderar o MUNDO!

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você