[ editar artigo]

Conexão ROSA na Alemanha

Por Rosani Erhart Schlabitz

No dia 19 de julho de 2014 foi realizado, na cidade de Munique, Alemanha, na sede da Vermögensberatung, na Feringastrasse 10a 85774, o segundo Workshop para empreendedores Brasileiros que vivem na Alemanha. O projeto foi idealizado pela empresa Karo Business Consulting  que identificou, por meio de uma pesquisa informal entre as mulheres trabalhadoras dessa cidade, a necessidade de ter mais informações relevantes sobre o tema empreendedorismo.

O objetivo foi levar ao grupo assuntos como as leis alemãs sobre a abertura de empresas, a importância da contabilidade, os benefícios dos seguros, aposentadoria, devolução de imposto de renda, eficácia de um plano de negócios, aspectos motivacionais do empreendedorismo, explicação sobre as contas em banco como pessoa física ou pessoa jurídica e esclarecimentos sobre os órgãos alemães envolvidos no setor empresarial.

Fonte da imagem: arquivo pessoal

Todos os tópicos importantes da gestão dos negócios foram abordados no Seminário, que iniciou com o depoimento de Iramaia Kotschedoff, empresária brasileira de Düsselldorf , responsável pela empresa Iramaia GmbH , que completou 25 anos em solo germânico. O Sr. Christian Geduldig, sócio-proprietário da empresa Luger & Geduldig , esgotou o tema contabilidade, alertando sobre o quanto é importante um bom assessoramento contábil para atingir o sucesso. O Sr. Markus Fechter, da Vermogensberatung , esclareceu todos os aspectos dos seguros e sua importância na Alemanha, quais os seguros rentáveis para aposentadoria e quais os indicados para autônomos com e sem filhos.

Tivemos também a Teresa Thelen, especializada em coaching,  que realizou exercícios de identificação dos valores e princípios dos participantes, reforçando as tendências profissionais e sinalizando a importância em respeitar os talentos individuais. O plano de negócios, segundo o modelo Canvas, foi apresentado por Rosani Erhart Schlabitz, proprietária da Karo Business Consulting e realizadora do projeto “Workshop para empreendedores na Alemanha”. O foco principal foi mostrar o valor do produto, que é o diferencial do empreendedor brasileiro na Alemanha para conquistar e fidelizar o cliente.

O encontro foi finalizado com a Palestra de Joyce Moysés, jornalista, comunicadora brasileira e também colunista do Empreendedorismo Rosa, que superou as expectativas dos ouvintes palestrando por Skype do Brasil. Joyce falou, com conteúdo único, linguagem clara e descontraída, sobre os impactos da revolução causada pelas mulheres no mercado de trabalho, na família e na sociedade.

Esse encontro empresarial tem caráter etinerante e viajará para outras cidades da Alemanha, como Frankfurt, Nürnberg, Düsseldorf e Köln e faz parte da Conexão ROSA , onde conta com o apoio de divulgação do Empreendedorismo Rosa.

Agradecimentos especiais:

Lilien Schuster – Catering

Britta Moenche – Pingel, idealizadora do projeto Gira Brasil em Nürnberg

Elisete Pedrollo - da Dr. Pedrollo Consulting, especializada em biologia molecular

Lecy Tschirner- Operadora Turística da Brasmex

Ilka Correa Fichtner (Advogada) - Sandra Cruz - Tatiana Urban (Marketing) - Karina Tavares Viana Ecken

Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa
Empreendedorismo Rosa Seguir

Valorizamos a mulher e todo seu universo pessoal e profissional. Inspiramos pessoas a realizarem ações empreendedoras e intraempreendedoras, contribuindo para um mundo mais inovador e produtivo. Acreditamos que toda mulher pode fazer acontecer!

Ler matéria completa
Indicados para você